Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPRS lança chatbot para prevenir compartilhamento de imagens íntimas infantojuvenis

terça-feira, 29 de outubro de 2019, 08h14

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) iniciou a segunda fase da campanha de prevenção à postagem e ao compartilhamento de imagens íntimas infantojuvenis. O órgão lançou o chatbot 'Fale com a Manú', desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação da instituição, pela psicóloga Ana Paula Schmidt Lourenço e pela promotora de Justiça da Infância e Juventude, hoje coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Casanova Villela. A ferramenta de inteligência artificial busca propiciar às crianças e adolescentes um espaço de contato simples e rápido, via Facebook, para dividir suas angústias sobre uma imagem que pensam em enviar ou que já enviaram. Apenas nos primeiros 10 minutos do lançamento da ferramenta, foi registrada uma dezena de acessos.

 

Vinculada à campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio, a ação é motivada pelos casos de crianças e adolescentes autolesionados ou que tentam suicídio que chegam às Promotorias da Infância e Juventude, que se revelam vinculados à exposição de imagens na internet. Segundo pesquisa da Unicef, 127 mulheres e adolescentes cometeram suicídio, no Brasil, em decorrência da exposição de imagens íntimas na internet, de 2015 a 2017.

 

O analista de mídias digitais do MP/RS, Cezino Caldas, responsável por desenvolver o 'Fale com a Manú', em conversa com Coletiva.net, destacou que a ideia do chatbot é estabelecer um contato direto com a criança ou com o adolescente que está vulnerável a essa situação de compartilhar imagem íntima. "A ideia da Manú é trabalhar na prevenção, mas, também, quando a criança ou o adolescente já compartilhou a imagem, ela não faz qualquer juízo de valor, pois ela é uma personagem que também já compartilhou imagens íntimas", contou.

 

Além disso, Caldas ressaltou que o chatbot também orienta quem a procura, dando os números mais urgentes e avalia os sintomas da criança ou do adolescente, podendo encaminhar também para o Centro de Valorização da Vida (CVV). "Queremos estabelecer um contato direto, usando uma linguagem coloquial, que é a que o público-alvo usa, estabelecendo uma ligação", afirmou.

 

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, reforça que o Ministério Público vem investindo fortemente em tecnologia e em mídias sociais para estar cada vez mais próximo do cidadão. "Neste caso, a Manú foi criada para poder auxiliar em problemas que no passado não existiam, como, por exemplo, o cyberbullying e a chantagem decorrente do compartilhamento de imagens íntimas, mas que, atualmente, em função justamente das mídias e das redes sociais, são cada vez mais presentes na vida dos adolescentes. É uma ação preventiva do MP e também uma maneira de auxiliar a comunidade no encaminhamento para a solução de problemas graves em áreas tão importantes como a infância, a juventude e a saúde pública", conclui Dallazen.

 

O 'Fale com a Manú' está disponível no link da página: http://bit.ly/FaleComAManu

 

 

FONTE: http://www.coletiva.net/


topo