MPPI solicita posicionamento de Conselhos de Classe, Sociedade Médica e Sindhosp sobre situação da Covid-19
segunda-feira, 30 de março de 2020, 22h02
Visando subsidiar a atuação da instituição durante a pandemia da Covid-19, o Ministério Público do Piauí - MPPI, através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde - CAODS, o Ministério Público do Trabalho - MPT e Ministério Público Federal - MPF, solicitaram a manifestação, em 48 horas, dos Conselhos de Classe, Sociedade Médica e Sindicato dos Hospitais do Piauí sobre a situação da doença no Estado do Piauí.
O MPPI pede o posicionamento sobre a importância das medidas restritivas de aglomeração e isolamento social, a capacidade instalada do sistema de saúde público e privado do Estado para receber a quantidade de pessoas que podem necessitar de cuidados intensivos, a estimativa de casos novos e quantos precisarão ser hospitalizados e se existem projeções.
O pedido foi feito em razão da rapidez com que o Coronavírus tem se espalhado, e considerando que os casos notificados pela Secretaria de Saúde do Piauí não retratam a realidade epidemiológica, isso exige adoção de medidas de urgência. Portanto, se faz necessária a criação de uma rede integrada de troca de informações.