Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPBA recebe Prêmio FOCAS por atuação na defesa dos direitos da criança e do adolescente

quarta-feira, 29 de julho de 2020, 11h59

 

O Ministério Público da Bahia recebeu na tarde desta segunda-feira, 27, o Prêmio do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Salvador – FOCAS, pelo seu papel enquanto instituição fiscalizadora e que presta relevantes serviços na defesa dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

O Prêmio foi entregue à procuradora-geral do MP, Norma Angélica Cavalcanti, e à promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e Adolescente - CAOCA, Márcia Rabelo Sandes. A entrega foi feita pelo conselheiro Renildo Barbosa, conselheiro de Direitos do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador – CMDCA, e Mateus Russo, atual Vice-Presidente do CMDCA e coordenador do FOCAS.

Também participou do evento, a procuradora geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci.




A procuradora geral, Norma Angélica, agradeceu a premiação. “É com muita honra que recebemos este prêmio, porque a criança e o adolescente sempre são prioridades para qualquer instituição e principalmente para o MP”.

O Fórum é formado por instituições da sociedade civil que defendem os direitos fundamentais da criança e do adolescente. Neste aspecto, a promotora Márcia Rabelo enfatiza: “o reconhecimento que vem da sociedade civil é muito gratificante para o MP, pois queremos prestar sempre um bom serviço para a comunidade de Salvador”. 

Já o conselheiro Renildo do CMDCA, agradeceu, salientando que “o Ministério Público é um grande parceiro, principalmente neste momento de pandemia, apoiando o trabalho tão importante que desenvolvemos”.  
“O direito da criança e adolescente sempre é prioridade, eles têm sempre o protagonismo em todas as nossa ações”, reafirmou o coordenador do FOCAS, Mateus Russo. 


Sobre o FOCAS

O  FOCAS é integrado por entidades da sociedade civil, foi constituído em 2019 com o apoio da UFBA e tem como objetivo promover a defesa da criança e adolescente. Nesta primeira edição, ocorrida este ano, a premiação promoveu ações levando em conta o contexto da pandemia.
Além do MP, outras instituições e personalidades também recebem o prêmio. SMED, TV Bahia, UFBA, UNICEF, Aline Peixoto, Carlinhos Brown, Vera Guimarães e Renildo Barbosa estão entre os contemplados.

 

FONTE: www.mpba.mp.br


topo