DIÁLOGOS COM A SOCIEDADE
Crime organizado é tema de debate promovido pelo Ministério Público
.jpg)
por JULIA MUNHOZ
segunda-feira, 28 de julho de 2025, 09h07
A importância de ações conjuntas entre instituições foi destaque da entrevista desta sexta-feira (25) do projeto Diálogos com a Sociedade, que teve como tema: ‘Combate ao Crime Organizado’. Em Sinop, a iniciativa reuniu representantes das forças de segurança pública e do próprio Ministério Público de Mato Grosso para discutir os desafios, avanços e estratégias no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no estado.
Participaram da entrevista a promotora de Justiça Carina Sfredo Dalmolin, o comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel, e o delegado de Polícia Civil José Getúlio Daniel.
A promotora Carina Dalmolin ressaltou que “o trabalho conjunto das forças de segurança pública é essencial, sobretudo diante da complexidade desses casos, da estrutura dessas organizações criminosas”. Ela também explicou o papel do Ministério Público como titular da ação penal pública e destacou a criação de unidades do Gaeco no interior do estado, incluindo Sinop, como resposta à necessidade de atuação mais célere e eficaz.
O tenente-coronel Edylson Pintel chamou atenção para o impacto do crime organizado em todas as esferas da sociedade, inclusive no setor produtivo. “É um mal que tem penetrado sem qualquer limite. Temos que dialogar e buscar soluções”, afirmou. Ele também destacou os investimentos do Governo do Estado, como o programa Vigia Mais, que disponibiliza câmeras de segurança para auxiliar no combate ao crime.
Já o delegado José Getúlio Daniel enfatizou a diversidade e complexidade do cenário mato-grossense. “Temos diversas organizações criminosas atuando aqui, desde fraudes em licitações no Araguaia até grandes facções envolvidas no tráfico de drogas”, explicou. Ele também lembrou que a legislação brasileira já prevê, desde 2013, o crime de integrar ou financiar organizações criminosas.
A promotora de Justiça pontuou ainda que na região norte do Estado o principal tipo de crime relacionado às organizações criminosas é o tráfico de drogas. Ela lembrou que neste ano, por exemplo, o Gaeco Sinop já realizou diversas operações como a ‘Lagoa Limpa’ que resultou na prisão de um ex-vereador da cidade de Santa Carmem; e a ‘Destino Final’ que combateu o tráfico de entorpecentes através de veículos de aplicativos. “A partir dessa operação (Destino Final) foram apreendidas cinco granadas, munições que poderiam ser utilizadas em outros crimes. Essa ação foi em conjunto com a Força de Combate ao Crime Organizado (FICCO-MT)”.
Diálogos com a Sociedade - Iniciativa do MPMT, o projeto Diálogos com a Sociedade visa aproximar a instituição da população, promovendo discussões sobre temas relevantes e incentivando a participação cidadã. Em 2025, o projeto expandiu sua atuação para o interior do estado, com edições previstas também em Rondonópolis e Várzea Grande. A transmissão é realizada em parceria com o SBT Sinop.
O projeto Diálogos com a Sociedade conta com o apoio de diversas instituições e empresas, como Aprosoja, Energisa, Águas Cuiabá, Oncomed, Ampa, Unimed MT, Imad, Nova Rota do Oeste, Bom Futuro, Amaggi, Águas de Sinop e Aliança do Setor Produtivo.
A entrevista completa está disponível no canal oficial do MPMT no YouTube.
Canais de denúncia - Para denunciar qualquer forma de crime ou violação de direitos, a população pode acionar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 ou pelo site promotoriavirtual.mpmt.mp.br/portal. O sigilo do denunciante é garantido. Também é possível procurar a Promotoria de Justiça mais próxima ou ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100).
Foto: Jaime Jr