Sistema penitenciário goiano inscreve 256 custodiados na Olimpíada de Matemática
segunda-feira, 12 de junho de 2023, 14h54
O sistema penitenciário goiano inscreveu 256 custodiados na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cuja primeira fase foi realizada no início de junho, dentro das unidades prisionais. O resultado será divulgado no dia 2 de agosto, quando serão anunciados os classificados para a segunda fase da prova (discursiva, com seis questões). A premiação ocorre em dezembro.
Os custodiados que participam da OBMEP estudam regularmente (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) nas escolas instaladas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), dentro das unidades prisionais. Além da oportunidade de ensino, os detentos também têm direito a remição de pena pelo estudo – a cada 12 horas, um dia a menos na prisão.
“Conseguimos uma quantidade excelente de participantes. Até porque, como é Olimpíada de Matemática, só se inscreve os apenados que realmente têm afinidade com a matéria”, explica a gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da DGAP, Michelle Cabral. “Sem falar que o estímulo ao ensino é um caminho importante para que o preso tenha um retorno bem-sucedido à sociedade”, emenda.
O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Enem
Em janeiro deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2023) foi aplicado para 2.120 custodiados que cumprem pena nas unidades prisionais goianas. O exame, que possibilita o acesso ao estudo de nível superior, teve recorde de inscrições no sistema penitenciário goiano – crescimento de 246% em relação a 2021 (611).
Fonte: Policia Penal Goias