SENAPPEN realiza evento de lançamento da Campanha de Combate ao Assédio
segunda-feira, 05 de maio de 2025, 15h48
Brasília/DF, 05/05/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) realizou o evento de lançamento da Campanha de Combate ao Assédio, reafirmando o compromisso do órgão com o respeito, a ética e a valorização de todas as pessoas que fazem parte da instituição. Durante o evento, os servidores receberam o Guia Lilás produzido pela CGU e o Calendário da Diversidade da SENAPPEN.
A campanha tem como objetivo conscientizar e promover debates sobre o tema, criando um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo para todos os servidores, colaboradores, estagiários e terceirizados da SENAPPEN. A corregedora-geral da SENAPPEN, Marlene da Rosa, destacou a importância dessa iniciativa que promove conscientização, acolhimento e enfrentamento a qualquer forma de assédio ou discriminação.
O Guia Lilás é uma ferramenta de orientação, prevenção e combate ao assédio moral e sexual no serviço público. Além disso, foi entregue o calendário institucional da Diversidade 2025, produzido pelo Comitê de Diversidade da SENAPPEN, que traz mensagens inspiradoras e reforça os valores da campanha.
A Campanha de Combate ao Assédio promoverá ações ao longo do ano e foi organizada com a colaboração de diversos setores da SENAPPEN, incluindo a Corregedoria-Geral, a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, a Comissão de Ética, o Comitê de Diversidade, a Divisão de Comunicação Social, a Ouvidoria Nacional de Serviços Penais, as diretorias das unidades e todos os núcleos de gestão e saúde das penitenciárias federais, o Comitê de Diversidade entre outros.
O evento, que foi um marco na luta contra o assédio e a discriminação, contou com a palestra do diretor de Investigações e Operações Especiais da CGU, Fabian Maia, que tem experiência na área de investigação, condução de processos, combate a corrupção, e às diversas formas de preconceito, discriminação e assédio.
Fonte: SENAPPEN