Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MP-GO adere à proposta de criação do Dezembro Transparente, para marcar prevenção à corrupção

por MPGO

terça-feira, 01 de dezembro de 2020, 13h35

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) está apoiando a proposta de criação do Dezembro Transparente. Neste ano, partindo do 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, está sendo proposta a definição de um mês do ano permanentemente dedicado à consolidação da cultura da transparência no Brasil, visando à integridade e à prevenção à corrupção.

 

 

Para isso, o Instituto Não Aceito Corrupção, idealizador da iniciativa, convidou as instituições Transparência Internacional, Transparência Brasil e Transparência Partidária para que pudessem dar as mãos e construir, juntamente com outras entidades, o Dezembro Transparente. A proposta pretende possibilitar um tempo de evoluir em matéria legal e tempo de consolidar uma verdadeira cultura republicana, ética e democrática.

 

 

Os idealizadores da proposta defendem a importância da absorção social cada vez maior da transparência como estratégia essencial e o engajamento progressivo e permanente da sociedade nesta causa. Para a coordenadora da Área de Patrimônio Público e Terceiro Setor do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, é fundamental fomentar a conscientização social, aprimorando os instrumentos de transparência e incentivando o papel ativo dos cidadãos, por meio do controle social. “Órgão de protagonismo que somos, também cabe ao MP exercer o papel de articulador, para que iniciativas de engajamento auxiliem no aprimoramento da transparência e no combate à corrupção”, pontua.

 

 

Atividades
O grupo de entidades que dá o pontapé inicial nesta iniciativa promoverá uma semana virtual de transparência e combate à corrupção de 7 a 11 de dezembro, com eventos organizados pelos integrantes do grupo, apresentando dados, premiando iniciativas, propondo novas ideias e debatendo. Na programação, está previsto um webinar (seminário on-line), promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump), no dia 9, das 10 às 11 horas, com participação do presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, o procurador de Justiça do MP de São Paulo Roberto Livianu. O conteúdo ficará disponível posteriormente no canal da Esump no Youtube. As inscrições para participação já estão abertas (acesse neste link ).

 

 

Uma das ações concretas de mobilização é a adesão a um abaixo-assinado (acesse neste link ) que reitera a importância de criação da data e manifesta apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 4685/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto de lei é de autoria do deputado federal por São Paulo Roberto de Lucena, que propõe a instituição do mês denominado Dezembro Transparente, dedicado ao combate à corrupção – confira no link a íntegra do projeto 

 

FONTE: MPGO


topo